Tesmunho Vocacional






Sou Raphael Pinheiro. Tenho 18 anos. Sou natural de Belém. Porém, morava em Igarapé-Miri. Em toda minha vida, senti o anseio mais forte para a vida sacerdotal, especialmente a partir do dia no qual comecei a participar do grupo de coroinhas em minha paróquia (paróquia de Santa Ana). Venho de um seio familiar bastante católico. Sempre tive ajuda das religiosas e dos padres que por ali passaram e estão.

Atualmente tenho apenas quatro meses no Seminário Menor Padre Josimo, da Prelazia de Cametá, pelo fato de ter entrado somente no dia 20 de abril de 2009. Fui muito bem recebido por meus irmãos que ali já estavam, e pelo nosso reitor, o Pe. Sandro Giovani, no em que vejo um grande inspirador para minha Caminhada. Estou muito contente e satisfeito em poder fazer esse discernimento vocacional aqui nesta casa, onde o ambiente e as pessoas nos ajudam bastante a sermos pessoas cada vez melhores. Temos algumas dificuldades, conflitos de pensamentos. Porém sei que esses conflitos são apenas para nosso crescimento e amadurecimento vocacional. Pois quem nunca discordou de alguém nesta vida? Estou também a cada dia aprendendo a renunciar muitas coisas que o mundo insiste em nos convidar a viver.

A você jovem, pense e reflita no que a vida já lhe mostrou e no que ela lhe coloca em ênfase a cada dia. Dê uma chance para você ser feliz, assim como eu estou sendo, com limitações, mas com um Deus que é muito maior do que esses pequenos problemas, pois ao lado dele somos melhores e capazes. Vale a pena responder a um chamado porque só Deus dá sentido à nossa existência. O Senhor quer contar conosco para anunciar seu amor para todos. Diga “Sim” ao chamado de Deus como eu fiz e faço a cada dia. Nunca esqueça! Muitos podem opinar, ajudar. Porém, quem vai decidir no final será você. A decisão é sua, pois é muito bom ser servo de Deus na edificação do mundo. Não perca mais tempo. Não deixe para depois. A hora de dar seu sim chegou e é agora!



Raphael Pinheiro Palheta,
cursa o Propedêutico no Seminário
Menor Padre Josimo